terça-feira, 19 de abril de 2016

Workshop A Dança Moderna, Sistema Laban e os Fatores de Movimento.

Para bailarinos, educadores, professoras de dança e demais interessados.





















O Instituto Garatuja, através do projeto As Linguagens da Dança, oferece aos bailarinos, professores de dança, educadores e demais interessados o workshop A Dança Moderna, Sistema Laban e os Fatores de Movimento. O curso se desenvolverá de forma teórico/prática tratando dos elementos fundamentais que compõem a dança (tempo, espaço, peso/força e fluência) e o corpo em movimento, por meio de movimentos livres, que possam ser praticados por qualquer pessoa.

Rudolf Laban

O criador deste sistema foi Rudolf Laban. Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas da dança. As concepções expressas por ele sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas tão diversas como Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física. Rudolf Laban nasceu na Áustria, em 1879, faleceu em 1958. Desistiu do exército para estudar belas artes. Foi dançarino, coreógrafo, teatrólogo, musicólogo, considerado como o maior teórico da dança do século XX e "pai da dança-teatro". Laban inicialmente estudou Arquitetura na "Escola de Belas Artes de Paris", interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento. Em 1915 criou o Instituto Coreográfico de Zurique, que teve ramificações na Itália, na França, e na Europa central. Em 1928 publica "Kinetographie Laban", uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da "Labanotation" um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.

Laban no Brasil

No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Mais recentemente, seu trabalho vem recebendo um olhar mais aprofundado sob a perspectiva da arte, da criação estética, da linguagem da dança e da comunicação nao-verbal. A bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes foi uma das introdutoras deste método no Brasil, tendo formado gerações de alunos que utilizam a referência de Laban em seus trabalhos de criação e em suas atividades de arte-educação. Em seu trabalho destacam-se as propostas de ensino público de dança e a realização de diversas danças corais, inclusive uma apresentada no Parque do Ibirapuera na Bienal de São Paulo. A coreógrafa Regina Miranda, primeira Brasileira formada pelo Laban/Bartenieff Institute de NYC (1975) introduziu o Sistema Laban/Bartenieff no Brasil e, desde então, tem se dedicado à difusão de suas teorias através de palestras e workshops e inumeras criações artisticas. Toda uma geração estelar de coreógrafos cariocas, como Paula Nestorov, Paulo Caldas, João Saldanha, Esther Weissman, Lia Rodrigues, Marcia Rubin e Carlinhos de Jesus, estudou e/ou trabalhou com Miranda, que hoje divide residência entre o Rio de Janeiro, onde dirige o Centro Coreográfico, e Nova Iorque, onde é a Diretora Geral do Laban/Bartenieff Institute.

Worksphop em Atibaia

O worksphop de Atibaia será ministrado por Élsie da Costa, pesquisadora em dança e culturas populares. Élsie foi bailarina e criadora da Ludodança, método de trabalhar a dança com crianças por meio da lúdica e da cultura infantil. Atualmente coordena o projeto As Linguagens da Dança, parceria entre o Instituto Garatuja e a Prefeitura da Estancia de Atibaia.

Workshop: A Dança Moderna, o Sistema Laban e os Fatores de Movimento
Público alvo: Bailarinos, educadores, professoras de dança e demais interessados.
Dia e horário: Dia 01 de maio de 2016, domingo de feriado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Inscrições: Sede do Instituto Garatuja – R. Esmeraldo Tarquínio 346 D, Jardim Tapajós – Atibaia SP
Horário de atendimento: 14 h as 19 h. Fone (11) 4412-9964 , falar com Cida.
Vagas: Gratuitas e limitadas.
Realização: projeto As Linguagens da Dança – parceria entre o Instituto Garatuja e a Secretaria de Cultura e Eventos de Atibaia.

Saiba mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário