quarta-feira, 18 de outubro de 2017

São Paulo Companhia de Dança no 1o Fórum de Dança de Atibaia











No próximo domingo, dia 22, a cidade recebe Inês Bogéa no 1º Fórum de Dança de Atibaia. Inês é diretora da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu repertório contempla remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas, criadas especificamente para o seu corpo de bailarinos. A companhia traz para Atibaia duas atividades dentro da programação do 1º Fórum da Dança: A palestra A Escrita da Dança, às 15h30, ministrada por Inês Bogéa e a Oficina Repertório em Movimento, com Milton Coatti, professor ensaiador da SPCD, às 17h00. Na palestra A Escrita da Dança, os participantes assistem ao DVD de mesmo nome, produzido pela São Paulo Companhia de Dança, que fala sobre a história da dança cênica ocidental em suas principais vertentes – clássica, moderna e contemporânea, mostrando as diferentes maneiras pelas quais o corpo se organiza no espaço e as inter-relações entre esses estilos cênicos. Após a exibição, Inês Bogéa conversa com o público sobre o tema. Já na Oficina de Repertório em Movimento, os alunos poderão vivenciar trechos de coreografias que compõem o repertório da SPCD. É uma oportunidade única para quem é da cidade e região conhecer o que de melhor se produz no Brasil na linguagem da dança. ”Para nós é uma alegria fazer a SPCD presente nos mais diversos municípios, esse é um dos nossos principais objetivos enquanto companhia de dança do Governo do Estado”, relata Inês Bogéa.

São Paulo Companhia de Dança
A Companhia já percorreu 62 cidades do Estado de São Paulo, 17 municípios do Brasil, e 37 cidades do exterior em 16 países, em mais de 700 espetáculos vistos por um público de mais de 600.000 pessoas, com grande sucesso de crítica e público. A SPCD atua em três vertentes: difusão da dança, atividades educativas e de formação de plateia para dança, e registro e memória da dança. “Seu carisma e originalidade são incríveis”, diz Dietholf Zerweck (Alemanha). Para a crítica da TANZ Magazine, Nicole Strecker, a SPCD fez o melhor espetáculo apresentado em Colônia (Alemanha) em 2017, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Tanz Jahrbuch. Ainda neste ano, a Companhia foi premiada em Gütersloh (Alemanha) com o Gütesiegel 2016/2017 na categoria Melhor Performance do Ano e Melhor Companhia de Dança pelo voto popular. No Brasil, foi indicada ao Prêmio APCA nas categorias Melhor Interpretação e Coreografia/Criação. Ao longo de sua trajetória, a São Paulo recebeu diversas premiações pelo Guia da Folha como Melhor Espetáculo de Dança pela escolha do público (2016 e 2015) e como Melhor Espetáculo de Dança pela escolha do júri (2016, 2014, 2013 e 2012). Em 2012, a revista Veja São Paulo elegeu Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras, como Melhor Espetáculo de Dança.

Foto: Reginaldo Azevedo
Inês Bogéa
Inês é Diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora dos livros infantis: O livro da dança; Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança, entre outros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes - o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD

O 1º Fórum de Dança de Atibaia, que acontece de 21 a 29 de outubro é uma realização do projeto As Linguagens da Dança, parceria entre o Instituto Garatuja e a Prefeitura da Estância de Atibaia através da Secretaria de cultura e Eventos.  Para participar é so se credenciar no local do evento ou inscrever-se pelo e-mail : garatuja.arte@ig.com.br. As atividades são gratuitas e acontecem no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais).

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA EM ATIBAIA
Palestra A Escrita da Dança, com Inês Bogéa, diretora artística da SPCD, e Oficina Repertório em Movimento, com Milton Coatti, professor ensaiador da Companhia.

Palestra A Escrita da Dança
Dia 22 de outubro | domingo, às 15h30
Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret
Endereço: Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais
Telefone: (11) 4412-7776
Duração: 60 minutos
Ingressos: Grátis mediante credenciamento no evento.
Classificação Indicativa: 14 anos.

Oficina Repertório em Movimento
Dia 22 de outubro | domingo, às 17h00
Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret
Endereço: Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais
Telefone: (11) 4412-7776
Duração: 60 minutos
Inscrições pelo e-mail garatuja.arte@ig.com.br
Classificação Indicativa: 14 anos.
Número de vagas: 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário