terça-feira, 7 de junho de 2016

Garatuja lança Revista do projeto As Linguagens da Dança.

O projeto As Linguagens da Dança completa dois anos e meio de atividades. Para comemorar essa data o Instituto de Arte e Cultura Garatuja lança a Revista do Projeto. Sua função é divulgar suas realizações, assim como esclarecer sua estrutura, forma de funcionamento, objetivos e propostas. As Linguagens da Dança é um projeto novo, que propõe alavancar esse segmento na cidade de Atibaia atuando de forma integrativa. Diferente de outras cidades, que geralmente investem em festivais e concursos, nossa proposta é criar ações que integrem todos os envolvidos da área da dança: das academias já estabelecidas na cidade, até os jovens recém-formados, passando pelos artistas independentes, sem distinção quanto à modalidade. Atualmente o projeto abriga dança clássica, dança moderna, sapateado, hip hop, jazz, danças brasileiras, dança indiana, dança do ventre e até as danças de caráter popular, como as congadas. E porque não concursos e festivais? Ao criar eventos como esse a ênfase maior, pela própria lógica da proposta, é gerar a competição entre os participantes. Os recursos, tanto materiais como humanos, acabam no final das contas favorecendo somente uma parte: os vencedores. Mais importante que "disputar quem é o melhor", é criar condições para que todos possam elaborar e aprimorar seus trabalhos. Diferente do esporte, onde a disputa tem normas rígidas de avaliação, na arte a disputa pode ser trágica, uma vez que são justamente a originalidade e a criatividade suas maiores qualidades. O projeto está dividido em três eixos de atuação: O Corpo Municipal de Dança, A Escola Municipal de Dança e o Educando Através da Dança. O Corpo Municipal de Dança propõe ser um grupo estável onde os coreógrafos possam atuar com seus trabalhos. A ideia é que futuramente os bailarinos e bailarinas conquistem o espaço profissional, podendo receber pelo trabalho, e desta forma assegurar a permanência na cidade. A Escola Municipal de Dança é voltada a formação e atualmente atende crianças a partir de 8 anos. As aulas são diárias e gratuitas para estudantes de escolas públicas. As crianças e jovens desse eixo passam por diversos profissionais de diferentes modalidades, e progridem ano a ano, como numa escola normal. Nesses dois anos e meio a participação das crianças já caminha para a formação de um Corpo de Dança Juvenil. O terceiro eixo é o Educando Através da Dança, que atualmente atende a oito escolas publicas de diferentes bairros, atuando na Dança Educativa e dando ênfase à disseminação de nossa maior tradição: as congadas. A revista foi lançada durante o evento que marcou a entrega dos uniformes aos participantes do projeto e será distribuída gratuitamente nas escolas e outros pontos do setor de Cultura. A tiragem foi de 750 exemplares, mas você pode acessar a versão eletrônica: Revista do projeto As Linguagens da Dança.




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