quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Educando Através da Dança

Esse é nome de um dos eixos que compõe o projeto As Linguagens da Dança. Sua proposta é levar até as escolas da rede municipal de Educação nossa maior tradição cultural: as Congadas. Implantado em 2014, o Educando Através da Dança, em somente dois anos, já montou seis grupos de Congadas Mirins em diferentes regiões da cidade. Sua ação está focada nos aspectos formativos, culturais, ligados a inclusão social, à tolerância e a valorização da criança. A proposta surgiu da urgente necessidade de dar visibilidade aos grupos de tradição de Atibaia. Gradativamente essa manifestação perde importância e significado para a cidade por diversas razões: uma delas é a mudança do perfil populacional, pois, os moradores vindos de outras cidades não carregam os vínculos afetivos e culturais com as tradições locais; alterações de ordem geográficas - com o afastamento dos principais agentes culturais para bairros cada vez mais distante dos espaços sacralizados dessas manifestações; afastamento da comunidade na organização da festa; mudanças de crenças religiosas, etc. Tudo isso leva a um lento processo de esvaziamento e consequente diminuição do número de integrantes das Festas Natalinas e das Congadas de Atibaia. Soma-se a isso a dificuldade em renovar lideranças e readequar sua atuação frente aos novos tempos. Fica clara a necessidade urgente de estabelecer a ligação entre as manifestações culturais tradicionais e as novas gerações. Crianças, que muitas vezes nunca tiveram contato com esses grupos, passam a conhecer, e mais que conhecer, entender e respeitar a tradição. O trabalho é desenvolvido por Élsie da Costa, que pesquisa essa manifestação há mais de quarenta anos e autora do livro Ternos de Congos, de 1981, e do projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia, de 2005. Esse foi o maior levantamento sobre o tema realizado até hoje na cidade e resultou no livro Balanceia Meu Batalhão, no vídeo Oi Lá no Céu e no CD Cor da Nossa Terra. O patrocínio foi da Petrobras e a realização uma parceria entre o Instituto Garatuja e a Associação Cachuera! O Educando Através da Dança desenvolve-se em escolas municipais localizadas no entorno das comunidades tradicionais. O projeto incluiu a formação de novos propagadores por meio de acompanhamento com monitoria: A idealizadora do projeto, Élsie da Costa, passa sua experiência com a pesquisa para outros pesquisadores, sempre por meio de trabalho pratico, e neste caso quem abraçou a proposta foi Christiane Alcantara. No bairro do portão, tradicional reduto da Congada Vermelha, foi montada a Congada Mirim Vermelha, na Escola EMEF Estudante Nelson José Pedroso. Com isso valoriza-se a manifestação tradicional no próprio bairro, uma vez que passa a fazer parte do cotidiano da comunidade através das apresentações das congadas mirins nas festas e eventos escolares, reforçando sua imagem como legitimo representante da cultura local. Assim ocorre com as demais Congadas Mirins: A Verde, da EMEF Serafina de Lucca Cherfen, no bairro Estoril, a Rosa na EMEF Takao Ono, no bairro Cerejeiras, A Azul Turquesa na EMEF Gilberto Sant´Anna, no bairro do Tanque; foram implantadas duas congadas mirins neste ano homenageando congadas que existiram no passado como a Amarelinha, na EMEIF Francisco da Silveira Bueno, no Alvinópolis e a Azul Clarinha da Boa Vista na EMEF Eva C.H. Vallejo no bairro Boa Vista, próximo ao Centro Rural. O Educando Através da Dança, como dito anteriormente, faz parte do Projeto As Linguagens da Dança, parceria entre o Instituto Garatuja e a Prefeitura da Estancia de Atibaia, através da Secretaria de Cultura e Eventos e conta com o apoio da Secretaria de Educação.









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