quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto As Linguagens da Dança 2017 está com inscrições abertas.


















Criado em 2014 para fomentar o segmento da dança em Atibaia, o projeto As Linguagens da Dança, no quarto ano de atividades, é uma parceria entre o Instituto de Arte e Cultura Garatuja e a Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Secretaria de Cultura e Eventos. O projeto oferece a formação continuada em dança através de três eixos: Educando Através da Dança, Escola Municipal de Dança e Corpo Municipal de Dança.

Educando Através da Dança.
Nesse ano o eixo Educando Através da Dança irá atender diretamente em torno de 275 crianças em oito escolas municipais, com dança educativa, cultura da infância, danças lúdicas, balé, percussão e dança da cultura local das Congadas Mirins. Também se inclui formação com professores da rede em HTPCs e formação com monitoria assistida. A partir desse ano também serão atendidos em torno de 75 participantes entre crianças, jovens e adultos, do Centro Comunitário dos Complexos Habitacionais Jerônimo de Camargo, no bairro Caetetuba, com oficinas de hip hop, danças brasileiras, percussão e danças lúdicas.

Escola Municipal de Dança.
Serão atendidos aproximadamente 60 participantes em: Grupos de treinamento sistematizado e cursos livres de curta duração para crianças, jovens e adultos, com um programa de aulas diversificadas, incluindo-se a dança clássica, a moderna e a contemporânea, danças nacionais e internacionais das culturas tradicionais, domínio do movimento (Sistema Laban), consciência musical para bailarinos, estudos com práticas experimentais criativas, ensaios e estudos para formação de monitorias. A grade de aulas será composta de acordo com os níveis de conhecimento, bem como experiências profissionais do interesse dos jovens. Trata-se de curso/escola, em que o participante terá que cursar diariamente as aulas, conhecendo diferentes modalidades.

Corpo Municipal de Dança.
Esse é o principal eixo do projeto As Linguagens da Dança. Formado por jovens que estejam num nível mais avançado. O Corpo Municipal caminha para a sedimentação de um grupo estável com repertório que vai do balé clássico ao contemporâneo, incluindo danças populares, tradicionais e outras.  Para o Corpo de Dança é fundamental o treino diário, entre aulas e ensaios, diferenciando-se das propostas “academicistas” ou de oficinas onde não acontece o comprometimento em grupo. O Grupo é composto com os bailarinos e bailarinas da cidade que já possuam conhecimento em dança clássica e outras linguagens. Para participar é preciso se inscrever, apresentar um currículo. É feita uma entrevista onde um dos principais critérios é a disponibilidade de participação integral nos treinos e ensaios. Os selecionados passam a ter aulas diárias com diversos professores e coreógrafos, tanto de academias como de trabalhos independentes, que contribuem na preparação técnica e artística do grupo. As aulas estão acontecendo no Instituto Garatuja, mas em breve passarão para um espaço público disponibilizado pela Prefeitura.

Fórum, Temporada de Dança e workshops.
Neste ano, quarta etapa dos programas de ação previstos desde 2014, será incluído o 1º Fórum de Dança, como  momento de reflexão do projeto com uma programação composta por palestras, mesa redonda, apresentações com os professores, aula espetáculo, etc. Desse fórum sairá as demandas do segmento para o Plano Municipal de Cultura, assim como um plano de aplicação de metodologias para a Escola Municipal de Dança , que se pretende municipalizar em breve. A Temporada de Dança se constitui num período em que as escolas de dança se apresentam no final do ano e o que se pleiteia é a oficialização e inclusão no calendário de eventos da cidade. As mostras de resultados, apresentações e workshop são fundamentais: São eles os verdadeiros objetos do projeto, materializados nos produtos finais de todo movimento expressivo desta arte, como as performances, coreografias, espetáculos de repertório clássico e moderno.

Histórico.
A ideia de se ter na cidade uma escola de dança publica já é antiga. Há muito tempo Atibaia comporta um grupo/escola nesses moldes apresentados. No entanto, as iniciativas da dança se apresentavam isoladas sem uma preocupação de atuação em classe e de crescimento e reflexão. A insistência em se realizar um projeto como este já acontece desde 1987, quando foi realizada, nesta cidade, por iniciativa da proponente Élsie da Costa, a primeira Oficina Municipal de Dança, de participação gratuita, na Biblioteca Pública Municipal, durante a gestão do prefeito da época, Gilberto Sant'Anna. Nada mais justo, numa época em que as condições para o desenvolvimento da Cultura se desenvolveram mais amplamente, que se considere aqueles que durante todo esse tempo se dedicaram, persistentemente neste objetivo na cidade de Atibaia. Cabe dizer, que esse formato diversificado, e aplicado de forma conjunta, vem sendo implantado pelo Instituto Garatuja há vários anos, mesmo antes de ser apoiado pela Prefeitura. Mais recentemente, com o apoio por meio de convênio, a proposta vem ganhando maior notoriedade na cidade, sedimentando sua permanência. O projeto de convênio iniciou em setembro de 2013, como piloto, e passou a vigorar de forma integral a partir de 2014. Por ser um programa de continuidade, foi desenvolvido em etapas ano a ano. A continuidade deste projeto se justifica pela configuração como um Programa de Ação, no qual já foram investidos recursos públicos, que teve um visível desenvolvimento no curto espaço de quatro anos, merecendo sua permanência. Mais que isso, a preservação de suas linhas e metas originais. Segue uma tabela demonstrativa do aumento de sua abrangência, desde seu início. Em relação ao custo per capita ele é igual ou superior a outros projetos culturais similares desenvolvidos na cidade.















Participe você também.
Para esse ano as vagas já estão disponíveis e as inscrições podem ser feitas na sede do Instituto Garatuja: Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 14h às 19h. O telefone é (11) 4412 9964. O interessado devera trazer para inscrição: cópias simples de RG e CPF do responsável, Comprovante de Residência e declaração da escola onde estuda. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.