quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Irany Sguillaro no projeto As Linguagens da Dança

Irany Sguillaro é outra profissional que escolheu Atibaia como sua segunda terra natal. Na cidade conheceu a bailarina Monica Fabretti, falecida em 2012, e por incentivo dela recomeçou a dar aulas de balé na Academia Mônica Dance Center. Logo abriu seu próprio espaço, o Studio de Dança Irany Sguillaro SapateArte onde desenvolve o ensino de várias modalidades de dança. Embora de formação clássica, Irany Sguillaro destaca que sua preferência é o sapateado, motivo de escolher esta modalidade para aplicar na Escola Municipal de Dança, ação formativa para jovens e crianças do projeto As Linguagens da Dança. Sabe-se pouco das origens do sapateado, mas os primeiros registros datam do século V. Embora mais conhecido a partir dos anos trinta, através dos musicais norte-americanos, o estilo sapateado está presente em várias culturas espalhadas pelo mundo. No Brasil ela é mais conhecida através da cultura popular, em manifestações como a Catira, o Fandango, e outras. Irany Sguillaro é formada pela Escola Municipal de bailados de SP e graduada da Royal Academy of Dancing. No sapateado foi aluna de grandes mestres como: Christiane Matallo, Jason Samuels Smith, Derick Grant, Aaron Tolson, Maud Arnold, Dormeshia Sumbry Edwards, Lisa La Touche, Corinne Koron, Pascal Hulin, Fredy Corado, Kika Sampaio, Marchina e outros.



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Chris Alcantara no projeto As Linguagens da Dança

Chris Alcantara é uma das inúmeras artistas que escolheram Atibaia para morar e educar seus filhos.  Nascida no Rio de Janeiro, Chris Alcantara trouxe de lá experiências e vivências de seu contato com a cultura popular. Primeiro como produtora do grupo As Três Marias, depois integrando o elenco desse mesmo grupo até realizar seus projetos pessoais como artista. Essa informação vem de encontro à proposta do projeto As Linguagens da Dança, que busca integrar a cultura popular e a cultura erudita através das ações corporais. A cultura popular é tradada nos três eixos do projeto. Na Escola Municipal de Dança e no Corpo de Dança ela acontece através das oficinas de Élsie da Costa. No eixo Educando através da Dança as ações se desenvolvem nas escolas, com a criação das congadinhas mirins, com ênfase na cultura local. O trabalho específico das oficinas de Danças Brasileiras ministradas pela Chris reforça essa ideia. Chris Alcantara é pós graduanda em arte educação e atualmente é integrante do projeto Griô para educação infantil no Colégio Atibaia. Educadora de Dança Popular no projeto “Entrando em Cena – Primeiro Ato” que é um projeto sociocultural que reúne jovens de diferentes posições sociais, culturais e econômicas, representantes da diversidade do nosso país, para que, através da arte, possam se tornar protagonistas de suas histórias, alimentar o desejo de transformar a sociedade, e multiplicar seu conhecimento em suas comunidades. É integrante do projeto As Linguagens da Dança.



sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Andrea Albergaria no projeto As Linguagens da Dança

Uma das oportunidades, que esse projeto oferece, é poder falar de trabalhos significativos desenvolvidos por artistas locais. É o caso de Andrea Albergaria. Embora sua formação e atuação estejam além da Dança Indiana é nessa linguagem que ela é conhecida e reconhecida na cidade. E Atibaia pode se orgulhar disso. Não são muitos lugares do Brasil que podem ter contato com uma manifestação cultural tão específica e diferente da nossa com essa qualidade de informação. Andrea conhece profundamente a sutileza e meandros da cultura oriental. Conhecimento que vem de anos de pesquisas, estudos e descobertas, muitas vezes trazidos da própria origem: A Índia, pra onde volta regularmente.  Andrea tem bacharelado em Artes Cênicas na Unicamp e pós-graduação na FMU, além da formação em Dança Clássica Indiana com mestres como Natya Shala -Anita Babu – Nova Déli, Índia, (2013 e 2014 ), Kar Foundation - Sandyadipa Kar - Orissa, Índia (2013), Maison du Camboje Srinwanti Chakrarbati - Paris, França (2012), Manoranjan Pradhan Arts - Bhubaneswar, Índia (2009 e2011), Mayadhar Raut School of Performing Arts - Delhi, Índia (2009), Purva School  Classical Indian Dance - Baroda, Índia (2007), Srjan - Bhubaneswar, Orissa, Índia (1996 e 1997). O projeto As Linguagens da Dança é uma parceria entre o Instituto de Arte e Cultura Garatuja e a Prefeitura da Estância de Atibaia.



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cláudio Terrana no projeto As Linguagens da Dança



















O projeto As Linguagens da Dança, parceria entre o Instituto Garatuja e a Prefeitura da Estância de Atibaia, propõe o fomento desse segmento através da integração de diferentes espaços e profissionais atuantes no município. Os profissionais que aderiram à proposta integram o corpo docente do projeto e atuam no Corpo Municipal de Dança instrumentalizando os bailarinos selecionados ou na Escola Municipal de Dança, voltados a estudantes de escolas públicas. Cada artista traz experiências e contribuições únicas. Buscando valorizar e dar visibilidade, tanto ao profissional como ao projeto, o Instituto Garatuja produziu pequenos vídeos com informações básicas de cada professor. Claudio Terrana trabalha com o método de dança moderna desenvolvido por Martha Graham. Iniciou seus estudos como bailarino em 1984 no Dança Sesc em São Paulo. Ingressou na “Cia. Luiz Ribeiro Theatro de Dança”, onde deu aulas de Dança Moderna e Contemporânea, além de dirigir e dançar junto à Cia. em comemorações  festivas no interior do Estado de SP, Minas Gerais e Rio de Janeiro, assim como em vários Festivais de Dança. Mais tarde atuou junto ao “Grupo Oficina” sob direção de Penha de Souza e Cristiana de Souza, e também com a Cia  “Danças”, sob direção de Cláudia de Souza, participando de várias Mostras em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Argentina e Nova York. Participou também de alguns workshops com bailarinos renomados do exterior como: Wim Vandekeybus, Pina Baush, Linda Hodes, Floyd Flynn, Camile Brown, Elisa King (os quatro últimos da Martha Graham Dance Company), Holly Cavrell, Antonio Lajinha (Paul Taylor Dance Company),  Zvi Gotheiner (EUA), Lucinda Child, Trisha Brown (Ballet Ópera de Paris), entre outros. Ministra aulas de Dança Moderna no Projeto “MU-DANÇAS” e atualmente é também integrante do projeto As Linguagens da Dança.